Mosteiro dos Jerónimos, Belém, Lisboa

Mosteiro dos Jerónimos: Símbolo do estilo manuelino (mobile)

O Mosteiro dos Jerónimos é considerado, juntamente com a Torre de Belém, património Mundial pela UNESCO. Nasceu para receber a comunidade dos frades da Ordem de S. Jerónimo e tornou-se num monumento emblemático da arquitetura manuelina, consagrado a Santa Maria de Belém. Nele podes encontrar os restos mortais de alguns reis de Portugal, como D. Manuel I e D. Sebastião.

A construção começou em 1502 por ordem do rei D. Manuel I e a partir de um plano do arquiteto Boitaca, mas foi mudando ao longo do tempo. Uma das grandes transformações aconteceu depois do terramoto de 1755. No século XIX, uma profunda remodelação tentou recuperar o estilo manuelino.

Tesouros do Mosteiro

A porta sul dos Jerónimos, apesar de ser uma entrada lateral, é um dos tesouros artísticos do mosteiro, ao qual se junta a porta axial, onde podes encontrar o maior conjunto de esculturas do Mosteiro dos Jerónimos.

O claustro dos Jerónimos é outra dos locais emblemáticos deste monumento que alberga o Museu Nacional de Arqueologia e parte do Museu da Marinha.