Organizadores e público-alvo dos eventos acedem à plataforma através da criação de um utilizador e de uma palavra-passe. Os organizadores dos eventos usam a plataforma porque esta é uma forma de carregarem e divulgarem os seus eventos, sendo responsáveis pelas informações que divulgam (textos, imagens ou vídeos). Já as pessoas interessadas nos eventos – porque precisam de aumentar os seus conhecimentos, porque podem aumentar a sua rede de contactos ou porque usam estes eventos para divulgarem os seus produtos ou serviço – utilizam a plataforma uma vez que esta centraliza um grande número de eventos e dá-lhes garantias de que ficarão a par dos principais eventos.
Perfis de utilizadores
Persona 1
Nome: João Antunes
Descrição: João Antunes tem 65 anos, é casado e tem dois filhos já adultos. Formou-se em engenharia civil, mas nunca exerceu a profissão. Todo o seu percurso profissional foi ligado à gestão de empresas, tendo chegado a lançar pequenos negócios que acabou por vender com sucesso. A experiência que teve em vários ramos de negócios – desde a restauração à exportação de vinhos portugueses para mercados internacionais – permitiu-lhe criar uma rede de contactos vasta, acabando por pertencer a várias organizações de empresas. Atualmente ainda tem participações em algumas empresas, mas dedica a maior parte do seu tempo a chefiar a Câmara de Comércio Luso-Polaca. Como presidente tem a tarefa de dinamizar as relações empresariais entre os dois países e isso passa, com frequência, pela realização de eventos e missões empresariais. A divulgação destes eventos é sempre uma das suas maiores preocupações e nem sempre tem o número desejado de participantes, o que limita o retorno das iniciativas.
Cenário de ação: João Antunes tem de encontrar várias formas de divulgar os eventos da Câmara de Comércio e, nas pesquisas e nos contactos que faz, descobre a Plataforma de Eventos online. Considera que esta poderá ser a forma ideal para dar a visibilidade aos seus eventos, no pressuposto de que o público-alvo das suas iniciativas procurará esta plataforma para conhecer os eventos que lhes interesse participar.
João Antunes decide, então, carregar um dos seus eventos na plataforma para testar a sua utilidade. Começa por abrir o link www.plataformaeventos.com e vê que para prosseguir tem de ter fazer login. Como é a primeira vez que consulta o site, coloca o seu email no campo de login, mas recebe de imediato uma mensagem a dizer que ainda não está registado. À pergunta ‘Quer registar-se? Clique aqui’, João Antunes avança e percebe que para avançar tem de colocar não só o seu email, mas também uma password e preencher algumas informações como o setor de atividade, a idade e o cargo. Preenche tudo e fica sem perceber se o registo tanto serve para si, que quer carregar um evento, como para os restantes utilizadores que querem apenas consultar. Recebe uma mensagem que pede para confirmar os dados no email que entretanto receberá na sua caixa de correio. Só assim é que poderá avançar. Assim que acede à plataforma percebe que pode carregar um evento, seguindo um link bem destacado no início da página: ‘Crie um evento’. Percebe que há uma série de eventos em destaque, mas antes de os explorar decide logo avançar para a criação do seu evento. Segue o link, preenche a ficha do evento e percebe que nem tudo é gratuito: se quiser destacar o evento na página inicial tem de pagar, o mesmo acontece se quiser divulgar o seu evento na newsletter do site. Decide que para já não quer gastar dinheiro sem perceber primeiro o que poderá ganhar só por colocar o evento na plataforma.
Depois de preencher todos os dados e de carregar a informação volta à página inicial para ver se encontra o seu evento, mas não o encontra nos destaques da parte principal do site. Começa a percorrer o site e, só depois, percebe que tem uma área no lado direito com os eventos mais recentes, os mais vistos e os mais comentados. Descobre que o seu evento está nos mais recentes e abre o evento. Verifica todos os detalhes e percebe que já tem um comentário de um possível interessado a colocar-lhe uma pergunta, mas não sabe como fazer para lhe responder. Fica na expectativa para saber quantas pessoas vão ver o seu evento e de perceber quantas pessoas foram ao seu evento porque o viram no website.
Persona 2
Nome: Diana Aguiar
Descrição: Diana Aguiar tem 37 anos, é solteira, não tem filhos e a sua vida é praticamente dedicada à sua profissão: é jurista numa sociedade de advogados, onde finalmente conseguiu ficar efetiva. Sabe que para conseguir progredir cada vez mais em termos profissionais precisa de angariar cada vez mais clientes para a sociedade onde trabalha. Esta sociedade faz sobretudo assessoria a empresas de vários ramos, quer nacionais, quer estrangeiras que se queiram instalar em Portugal. Uma das formas de conseguir aumentar a sua rede de contactos é participando em eventos que reúnem empresas nacionais e estrangeiras dos mais variados setores e os almoços das câmaras de comércio, por exemplo, são locais onde consegue fazer muitos contactos. Mas não só.
Já lhe aconteceu muitas vezes saber de um evento onde vão estar empresas e pessoas que lhe interessada contactar, mas não conseguiu saber atempadamente desses eventos. Umas das formas de não deixar escapar eventos importantes era perder algum tempo a pesquisar as páginas de Internet das entidades que habitualmente organizam eventos
Cenário de ação: Um dia, numa das suas pesquisas, Diana encontrou um site, Plataforma de Eventos (www.plataformaeventos.com) que garantia reunir os eventos mais importantes para profissionais de vários setores e decidiu testar o serviço. Será que iria mesmo ter os eventos que lhe interessam? Percebeu de imediato que tinha de se registar para poder aceder à listagem dos eventos, ainda que este fosse um serviço gratuito. Seguiu todos os passos e passou a ter um login e uma password para poder aceder ao serviço. Sem tentar explorar demasiado os eventos que já apareciam na primeira página após fazer o login, passou de imediato a usar os campos de pesquisa para ver até que ponto os eventos que já conhecia estavam ou não disponíveis no site. Escolheu a área de telecomunicações e a cidade de Lisboa como critérios para descobrir os eventos que procurava e percebeu que uma conferência organizada pelo regulador do mercado já estava disponível no site, para além de outros eventos agendados mais para o final do ano. Ficou na dúvida se era possível inscrever-se nos eventos a partir do site e não encontrou forma de o fazer. Resolveu selecionar um outro evento patrocinado que estava disponível na coluna lateral direta, mas depois de abrir o evento também não conseguiu ver nenhuma opção que desse para se registar, apenas um botão que podia selecionar e dizer se irá ao evento.
Regressou ao evento sobre telecomunicações que lhe interessava ir e, no campo dos comentários do eventos, deixou a pergunta e ficou a aguardar. Para além de saber se podia registar-se nos eventos, ficou também a dúvida se seria possível receber alertas dos eventos das áreas que mais lhes interessam. Até ter tempo para explorar melhor o site e enquanto esperava pela resposta ao seu comentário, decidiu guardar o link na sua lista de favoritos.

