Arquitectura de Informação: Personas e Cenários
Este projecto será o “My Place”, sobre locais especiais na cidade; será um espaço de partilha, com possibilidade de comentar, avaliar ou partilhar na própria página do utilizador as várias publicações. O objectivo é que as pessoas que se inscrevem publiquem e dêem a conhecer aos outros utilizadores, e também visitantes, lugares da sua cidade, de praias, de bosques, de trilhos perdidos, de serras ou ribeiros que considerem especiais e sejam, de forma geral, desconhecidos. Fá-lo-ão através de fotografias, informação geográfica (Cidade e coordenadas GPS) e uma descrição e avaliação, fazendo uso de etiquetas (ou tags) para filtrar melhor a procura do utilizador. Poderá assim passar a conhecer-se zonas diferentes para passear, filmar, descontrair ou apenas conhecer. É uma forma de dar a conhecer as cidades de forma diferente, sem ter passar pelos monumentos e jardins típicos, ou mesmo de poder ser turista dentro da própria cidade.
Dois tipos de personas
- Clara e Pedro (jovens/adultos namorados):
Têm entre os 18 e os 35 anos, e namoram há um ano. Procuram espaços diferentes e especiais para passear ou para criar memórias, tirar fotografias românticas e, enfim, ir numa “escapadinha”. São pessoas com uma formação académica superior, já nos seus ultimos anos, ou podem já começar a ser trabalhadores, com uma posição no trabalho não muito elevada, em início de carreira e não têm filhos – procuram estes locais para namorar sem preocupações. Provêm de um contexto económico não muito preocupante, vivendo também num clima social favorável, ou seja, de paz política e segurança familiar. São pessoas que vivem muito atarefadas, ou com horários incompatíveis, numa cidade agitada, e procuram um lugar mais romântico do que os habituais bancos de jardim onde acabam sempre por se sentar nas tardes de domingo ou os cinemas e centros comerciais que contribuem cada fim-de-semana para o esgotamento da rotina urbana. Uma vez que também não têm tempo para fazer uma pequena viagem até uma cidade mais calma ou uma vila no campo, seja devido aos estudos seja devido aos compromissos profissionais, procuram o My Place para encontrar locais dentro da própria cidade ou, pelo menos, perto o suficiente para poderem passear até lá durante um sábado ou domingo.
- Rui (entusiasta por fotografia):
Encontra-se entre os 20 e os 60 anos, portanto, é um adulto que tem um gosto pessoal por fotografia, ou seja, faz desta arte um hobby ou então é mesmo fotógrafo em regime de freelancer. É uma pessoa que procura o website como forma de descobrir novos locais para registar, uma nova forma de conhecer e dar, ele próprio, a conhecer a sua cidade sob novos ângulos; novos locais para explorar através da lente. Em princípio, terá uma formação académica superior, quer através da própria área artística quer através de uma outra área, mas, em geral, será uma pessoa interessada pela arte e por descobrir novas visões do mundo – daí as suas visitas ao website. Este será um homem trabalhador e de classe média-alta, uma vez que é um hobby que requer investimento monetário e de tempo. O Rui tem um espírito aventureiro e gosta de ser das primeiras pessoas a descobrir os locais, gosta de se ver como uma espécie de descobridor dos tempos modernos, por isso é de esperar que tenha uma participação mais activa no sentido das visualizações e nas publicações, uma vez que poderá mostrar o seu trabalho e arranjar novas formas de se auto-realizar. Vive num clima social favorável, que lhe permite desenvolver esta arte e ter disponibilidade para procurar novos “cantinhos” dos locais que já conhece para os re-conhecer. Em princípio a sua família serão os pais mas vive sozinho; gosta da introspecção e da contemplação.
Dois cenários de utilização
- Clara e Pedro:
Ambos estão a terminar as licenciaturas e Clara está a começar a estagiar numa empresa, o que significa que o tempo que tem durante a semana está completamente ocupado pelas aulas e pelo trabalho que desenvolve no estágio, restando o pouco tempo livre para estudo e trabalhos da faculdade. Também Pedro vive no mesmo ritmo apressado, o último ano da licenciatura em Biologia trouxe muitas saídas de campo e projectos que têm de ser entregues em curtos espaços de tempo. O fim-de-semana, que ambos usavam para estar juntos, têm de ser muito bem geridos, mas geralmente as ideias não surgem e portanto acabam por não saber o que fazer ao fim-de-semana, embora saibam que gostariam de ter um momento especial para ambos. É por isso que procuram sítios diferentes para passear e vão ter ao MyPlace – decidem criar uma conta e vão procurando pela etiqueta “romântico” para encontrar lugares bonitos onde possam passar tempo de qualidade. Restringem também a pesquisa a “Lisboa” uma vez que, assim, podem estar perto das suas residências e assim inserir a escapadinha num fim-de-semana que até pode ser agitado – sabendo a cidade e o tipo de sítio que procuram, vão adicionando aos favoritos as publicações que mais os atraem. Depois de já terem visto cerca de dez sítios agradáveis, vão à página dos seus favoritos para restringir as sua opções, até que, ao avaliar pelas descrições e avaliações dos vários sítios, se decidem por um sítio que fica perto da casa de Pedro e, assim, no final, podem ambos voltar para casa e adiantar trabalho que tenham para fazer. Apontam a direcção e, na semana seguinte, avaliarão o sítio conforme a sua experiência.
- Rui:
Vive sozinho e gosta, é uma pessoa reservada que precisa dos seus momentos de introspecção, por isso fez da fotografia o seu hobby – permite-o captar visões específicas do mundo, a sua própria perspectiva, e assim avaliar a beleza das pequenas (e grandes) coisas mundanas. Gosta de se levantar cedo ao sábado e passear pela própria cidade, quando ainda hão há muitas pessoas nas ruas, para descobrir peculiaridades dignas de captar na sua lente. Ouviu falar, por uma colega de trabalho, de um novo website onde as pessoas partilham fotografias de locais diferentes mesmo nas cidades mais conhecidas, e achou que seria interessante para ele. Visitou o MyPlace e criou uma conta. Navegou um pouco pelo site, para perceber como funcionava e observar as várias fotografias e locais que estavam publicados. Percebeu que também ele tinha tirado já algumas fotografias semelhantes e decidiu verificar quais as que se adaptavam ao conteúdo do website. Publicou então duas, de lugares pouco conhecidos dentro do Porto e de Coimbra, e que também não se encontravam no site, descrevendo aquilo que se lembrava e colocando a localização aproximada. Aquilo entusiasmou-o e decidiu juntar aquele website à sua página de favoritos, de modo a poder participar, sempre que possível, com uma nova contribuição. Por outro lado, viu muitas fotografias de locais belíssimos, onde tinha de ir fotografar. Procurou pela etiqueta “Porto”, a sua cidade, e apontou as localizações – prometeu a si mesmo que no próximo sábado não iria simplesmente vaguear pela cidade, mas sim iria àqueles lugares onde certamente existiriam pormenores lindos à espera de serem registados.
Webgrafia de apoio:
http://pt.slideshare.net/OMShare/personas-and-scenarios