Descobrindo Portugal
Para um melhor desenvolvimento do website deste projeto, é necessária a criação de categorias, a sua organização num mapa e, por último, a criação de um wireframe.
Primeiramente, encontram-se as categorias. Estas permitem organizar uma linha de pensamento daquilo que será o website.
Assim, como podemos verificar neste esquema, estas serão as principais categorias em que o site se organiza. Será importante destacar a presença da opção para mudança de linguagem no canto superior direito, para que a qualquer altura o utilizador possa visualizar o website em inglês.
No footer de todas páginas, estará sempre disponível o link para um inquérito de satisfação do utilizador, no qual este pode também dar sugestões para um melhor funcionamento do serviço.
Inseridas na categoria “Descobrindo Portugal”, encontram-se duas subcategorias assinalas com parêntesis, uma vez que estas, nesta fase inicial, não serão descriminadas. A lista das cidades consistirá numa lista que o utilizador poderá pesquisar para selecionar as cidades portuguesas que já visitou; e as categorias serão uma lista mais curta de aspetos que o turista procura na sua viagem, como por exemplo cultura, gastronomia, lazer, praias, neve…
De seguida, foi criado o mapa do site. Através dele é fácil compreender a forma de navegação no website, consoante a ação que se deseja realizar.
Aqui, os elementos que eram apresentados no esquema anterior encontram-se estruturados através de uma hierarquia, tornando claro todo o conteúdo do website. Podemos ver que tem uma estrutura bastante simples e de rápida compreensão, permitindo a qualquer utilizador usufruir deste serviço sem grandes dificuldades.
Todas as categorias funcionam de forma autónoma, não existindo ligações entre elas. Existe apenas uma página que corresponde ao mesmo layout: quando os utilizadores (quer já tenham visitado Portugal quer não) pretendem descobrir novas cidades, os ecrans coincidem.
Por fim, foi desenvolvido o wireframe: o esqueleto do website. Abaixo encontra-se uma sucessão de diferentes wireframes que mostram como será o website, nas suas diversas páginas.
Homepage: Esta será a página inicial do website, cujo layout permanece em todas as restantes páginas. Apenas a zona de conteúdo, que aqui é ocupada por uma imagem, se altera.
Quem somos: Neste primeiro separador os utilizadores poderão saber mais acerca da missão da empresa e também qual o e-mail para a contactar.
Área de cliente: Na área de cliente, este poderá aceder à informação sobre si e alterá-la em qualquer momento. Poderá também consultar o separador “Descobertas” que lhe mostra a lista das cidades que visitou e a respetiva classificação que lhe atribuiu.
Descobrindo Portugal: Esta é a página principal do website, onde o utilizador pode efetivamente descobrir novas cidades. Aqui, surgem apenas as duas opções de viagem, e uma fotografia a acompanhar.
Nova viagem: Ao selecionar esta opção, dirigida àqueles que já visitaram Portugal, o utilizador deverá selecionar as cidades que já visitou a partir do menu ilustrado.
Já visitei…: De seguida, após selecionar o botão “Avaliar” da página anterior, ser-lhe-á mostrada uma lista das cidades que selecionou, podendo avaliá-las numa escala de 1 a 5 estrelas.
Sugestões: Depois de fazer a sua avaliação, surgirão três sugestões de cidades a visitar, com uma fotografia de cada uma delas. No fundo do ecran estará sempre a opção de atribuição de novas cidades, caso não esteja satisfeito com a oferta.
TripAdvisor: Nesta página o utilizador poderá obter o link para a homepage do parceiro TripAdvisor e também obter alguma informação acerca da parceria entre as duas empresas.
Login: Nesta última página o utilizador poderá iniciar sessão na sua conta ou, caso não seja cliente, criar a sua própria conta.
Desta forma, o website será simples e focado no objetivo principal da empresa: transmitir a todos os turistas, sejam eles portugueses ou estrangeiros, o melhor que Portugal tem para dar, desde as praias até às montanhas, desde grandes cidades até à calma alentejana.