Reflexão final

A inscrição no curso livre de Gestão e Organização de Projetos Multimédia adveio do meu interesse em descobrir como se inicia um projeto a partir do zero, desde a ideia inicial à sua concretização, tendo em consideração a exponencial importância das novas tecnologias no mundo atual.

A ideia principal em torno da qual foram realizados vários trabalhos, o Descobrir Portugal, foi bastante interessante de desenvolver. Desde a inicial criação, a sua transposição para um website exigiu adaptações, uma vez que nem tudo o que parece funcionar na nossa mente acaba por resultar quando é projetado (através do wireframe) e publicado.

Foi muito interessante criar personas e cenários de utilização para este serviço, uma vez que estas são essenciais para definir o rumo do site, assim como o layout e o seu design.

A criação do mapa do site e a sua consequente transposição para wireframe foram um processo constante de aprendizagem, uma vez que nunca tinha feito nada semelhante, nem trabalhado com nenhum programa do género. Uma vez que o professor apenas nos indicou alguns websites que poderíamos utilizar nesta fase, optei pelo Balsamiq Mockups, criando as diferentes páginas consoante o que pensei ser mais correto.

No último módulo do curso, compreendi melhor a importância da escrita e leitura no online, seja ela realizada num computador ou em dispositivos móveis. É muito importante idealizar um público-alvo antes da criação de uma página, uma vez que idades e níveis de educação diferentes correspondem a diferentes formas de ler e pesquisar na internet.

Assim, após a conclusão deste curso, consigo observar os websites de forma diferente, tendo em conta todos os conteúdos que aprendi. Compreendo também melhor a forma como um projeto é desenvolvido desde o seu início, através das diferentes equipas multimédia que se articulam entre si para um melhor resultado final.